Como funciona o Fashion Rio?

Ei meninas, recebo muitos emails perguntando como funcionam as temporadas de moda. E como não pude fazer um apanhado do Minas Trend Preview, aproveitei para fazer do último Fashion Rio. Prometo fazer sobre o Minas Trend depois, porque ele tem uma estrutura um pouco diferente do Fashion Rio e do SPFW.

Como entrar: No Fashion Rio, entra-se de duas maneiras: convidado ou imprensa. Para as blogueiras de plantão, o credenciamento de imprensa é feito online pela PRCom. Você pode retirar a credencial alguns dias antes ou esperar para pegar no evento. E para quem tem o convite de algum desfile é só apresentar na entrada sem credenciamento.

Horários: Os desfiles acontecem de hora em hora ou meia e meia hora. Parece muito tempo, mas não é. É correria de um lado pro outro o dia todo. Por isso é sempre bom chegar mais cedo, se você quiser aproveitar lounges, promoções, e diversas ações que são feitas por lá. São várias salas disponíveis em que os desfiles são revezados. Em cada convite há a sala e o horario do desfile. Só apresentar e curtir o show na passarela!

Na sala de desfile: Ao entrar na sala, você verá um setor em frente a passarela, é o PIT, lá é onde ficam somente os fotógrafos de imprensa, que fazem aquelas fotos baaapho, e é muito engraçado ver como eles ficam disputando um lugarzinho. E se no início do desfile, a equipe mexe em algo da iluminação ou poe um obstáculo na frente dos fotógrafos, eles gritam e reclamam muito alto, chega a assustar! hahaha

Achando um lugar: A primeira fila é sempre para convidados e imprensa, ás vezes a segunda e terceira também são. Pra saber é só ver as plaquinhas de reservado e os jabás/releases da marca. Geralmente, imprensa de um lado e convidados especiais e celebridades de outro. Então entre cedo se você quiser um bom lugar, e de preferência fique mais no final da passarela. No início, você não visualiza bem as roupas, somente os furos de backstage (tipo modelo caindo ou terminadno de vestir a roupa segundos antes de entrar hahaha). E não fique com medo de querer assediar as celebs na sala de desfiles, pode ser meio brega, mas é difícil você conseguir pegar eles depois! Ao aviso do início do desfile, sossega o facho e sente!

Fora das Salas: Nos corredores sempre tem lounges. Uns aberto ao público e outros apenas à imprensa como o da VOGUE e da GLAMOUR, mas não é por frescura, temos que lembrar que a maioria está ali a trabalho e esses lounges nada mais são que locais onde se tem computadores e um lanchinho para você upar suas matérias, que geralmente são feitas na hora. Muita gente me pergunta mas eu juro NÃO TEM NADA DE GLAMOUR NA SALA DE IMPRENSA. No máximo, a própria imprensa! hahaha. Ás vezes você pode achar lounges mais bacanas como um spa para mãos ou um stand de maquiagem, mas a maioria é aberto ao público.

Celebrities: É muito engraçado ver elas passeando no meiod e todo mundo como se fossem como a gente hahaha. Mas nem todas. Um ou outro você consegue parar, fotografar e de quebra descola uma entrevista. Apesar de eu achar melhor entrevistar no backstage, é mais tranquilo e menos tiete hohoho. Mas se o timing for certo, a gente entrevista em qualquer lugar.

Ações promocionais: Outra coisa bacana nesses eventos é que são sempre escolhidos pelas marcas para algum lançamento ou ação promocional. Lá tinha esse DS4, lançamento da Citroen, coisa maaarrr linda de todas, e várias outras ações como da Schwepps etc.

Cada evento tem suas particularidades e diferenças, mas reuní o essencial que você precisa saber sobre qualquer temporada de moda, pra já ir preparada né?
Beijocas

Compartilhe:

Deborah Zandonna

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria