Sobre a Deborah

Sobre Deborah Zandonna

Hey girls! Sou Deborah Zandonna, mineirinha com muito orgulho, e dos meus 27 anos, há 7 eu já estou diariamente dando dicas aqui no blog e no meu instagram @deborahzandonna. By the way, já me segue lá?

Desde nova, a moda, internet e publicidade foram sempre assuntos que me fascinaram. E nunca imaginei que essas três vertentes tão distintas, à princípio, iriam se fundir na minha profissão atual, onde eu me encontrei e desempenho com o maior carinho do mundo!

Primeiramente, a moda. Eu me lembro novinha, sempre enfiada no closet da minha mãe. Pegando maxi camisas de botão dela e colocando cintos , para que em mim elas virassem vestidos, colocando lenços rodados nas alças de bolsas (e quem diria que anos depois isso viraria tendência né? hahaha). Lembro como se fosse ontem, a chegada do canal FashionTv na década de 90. Eu era uma criança, e nada entendia dos desfiles e comentários dos críticos, mas era lá que a minha tv ficava ligada o dia todo depois da escola! E assim posso dizer que fui criando meu senso estético e principalmente crítico.
Moda pra mim sempre foi muito mais informação e opinião do que apenas consumo!

Na Publicidade, sempre me fascinou a questão do comportamento humano. E como ele pode ser traduzido em ações de consumo. Como por exemplo as 16 tendências de Faith Popcorn, Kotler e todo seu marketing. (#ficaadica para vocês leitoras pesquisarem, os dois são muito bacanas!).

E nem preciso falar, das horas e horas que gasto com internet desde que me entendo por gente né? Muitas pessoas me perguntam se não acho estressante estar conectada 24 horas, 7 dias por semana, de nunca poder viajar sem levar um smartphone ou computador, ou simplesmente dormir e acordar sem celular na mão por causa do blog ou instagram. Mas isso em mim é tão intrínseco, que nunca me incomodou. Desde nova, passava horas na internet, sempre pesquisando. Era a primeira que baixava aqueles patches e plugins para testar novidades no MSN, hacks de ICQ e tudo mais. Já fiz cursos de linguagem HTML, Dreamweaver, Flash, Fireworks, Illustrator, Photoshop e tudo mais que vocês imaginarem! haha. Minha fome por informação é infinita.

E assim, despretensiosamente, decidi criar um espaço na internet, em que eu pudesse dar minhas opiniões e dar fala também aos outros! Nasceu o Onça de Tule!!❤️
E eu explico o nome: nessa nova era de publicidade digital, eu via o novo tipo de consumidora surgindo. Mulheres bem informadas e exigentes. Que consumiam com maior voracidade (alôô shopaholics de loja virtual!!!) e também mais ferocidade porque não aceitamos qualquer coisa né? Se o produto estragar, se a propaganda for enganosa, a gente vai lá e mete a boca no trombone! Daí vem as Onças de Tules, onças que são ferozes e vorazes, mas que no fundo continuam amando as as mesmas coisinhas de mulherzinha de sempre, e o tule vem pra representar essa feminilidade.”

O blog, que hoje se tornou o portal DeborahZandonna, era apenas como um hobby, um espaço para dar dicas. E logo, comecei a me conectar com pessoas que nunca imaginei conhecer. A cada novo comentário, a cada interação, eu ia vendo, pessoas de todo mundo se conectando nessa rede incrível de leitoras e seguidoras que construí e cuido com maior carinho. A confiança que vocês depositam em mim é a chave de qualquer sucesso. E manter essa confiança é uma questão de ética pessoal!

Minha Trajetória

Na faculdade, tive que escolher entre as duas paixões. Acabei me graduando em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, porque não via nos cursos de Design de Moda, toda aquela informação que sempre busquei. Todos cursos que pesquisei na época eram mais voltados para a produção, confecção e o lado técnico da indústria da moda. Acho que o que eu queria, ainda não tinha mercado, não tinha graduação. E a internet trouxe isso pouco tempo depois. A possibilidade de falarmos sobre moda e não só consumirmos moda.

Por causa dos compromissos que foram surgindo e amontoando minha vida (é gente, ter blog dá trabalho), eu abri mão do meu estágio na época numa produtora de vídeos e foi assim que comecei a minha carreira de “blogueira profissional”.Depois que você começa a ter um certo respaldo no meio, ser convidada para os eventos de Moda (já escrevi até pro Portal do Minas Trend sobre todos os desfiles, já fui jurada do concurso Ready To Go, também do Minas Trend, e integrei a Banca de Avaliadores de TCC do Curso de Design de Moda da Fumec, entre outras coisas, sabia?) a cobrança e a responsabilidade sobre o conteúdo que você cria também aumentam.

Foi aí que senti a necessidade de me informar, de buscar conteúdo e também de conhecer novos caminhos (a famosa crise dos 20 né?). Porque “as vezes eu tô muito nova pra fechar minhas possibilidades só no blog!”. E com isso, comecei meu amor por cursos. Fiz vários: Produção de moda, Fashion Trend e Fashion Campaign & Advertising do Istituto Marangoni-Milão.

Alguns cursos mais voltados para área de Design de Moda (pra suprir aquela dúvida que tive na graduação) e não parei: Curso de Design de Moda, Design de Calçados, Design de Superfície – Estamparia Digital e Design de Croquis; todos esses da Escola de Moda Denise Aguiar, super conceituada aqui em Minas.
E até mesmo dentro da área de blog, fiz dois Coaching de Carreira e Coaching de Blog. Por isso que eu digo sempre para vocês, busquem conhecimento e se especializem. Como diz minha mãe: “saber não ocupa espaço!”

Dentre todos esses cursos, acabei descobrindo mais uma paixão e uma área em que hoje também atuo: Consultoria de Imagem. Fiz vários cursos, e até hoje vivo fazendo reciclagem. Formei pela Faculdade INAP no Curso de Consultoria de Imagem, Curso de Consultoria de Imagem da Phileo entre outros e por fim, me especializei em Coaching de Imagem (que explico AQUI) no Curso de Coaching de Imagem pela École Superieure de Relooking de Paris.

Já era uma área que sempre abordei nos posts do blog, afinal, pra mim, uma tendência não vale nada se ela não favorecer seu corpo, certo? Então, minhas dicas sempre vieram atrelados ao famoso COMO USAR, que mostra o que fica melhor para cada biotipo. Mais uma vez: moda atrelada à informação!

Hoje trabalho nesses dois campos de Palestras e Consultoria/Coaching de Imagem, que me permite conciliar com as dicas diárias que compartilho com vocês aqui! =)

Para conferir meus trabalhos, clique aqui embaixo:

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria