Acabou de acontecer a 22ª edição do Minas Trend Verão 2019 (de 17 a 20 de abril de 2018) e aproveitando essa pauta de #MinasTrend no instagram, resolvi responder a maioria das perguntas que recebi sobre o evento.
O QUE É?
O Minas Trend é um mix de desfiles com a feira de negócios, onde fabricantes dos segmentos de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias que apresentam e vendem a lojistas de todo o país coleções no atacado, no sistema de pedidos, o salão de negócios tem sido reconhecido como o maior e mais bem-sucedido da América Latina. Ou seja, é um evento que traz tanto a informação de moda, quanto também fomenta o mercado de negócios.
COMO É LÁ DENTRO?
O evento é setorizado. Na entrada, no grande salão, ficam as instalações artísticas super bacanas e também alguns destaques de colaborações (esse ano a Modatec tinha um stand com uma bolsa super legal, com a proposta de refrigerar sua marmitinha e esquentar depois. Simmm a bolsa tem tomada 😱 pasmem!). Esse ano também rolou DJ e lanchonetes nessa parte superior, coisa nova, que achei mara!
Depois a gente desce para a área dos desfiles, que as vezes muda a cada edição (já teve edição com duas salas, já teve desfile também lá no em cima no salão central. Enfim, a cada ano temos mudanças). Tem também o backstage, onde ficam as modelos e toda a produção de moda para os desfiles.
E do outro lado fica a área do Salão de Negócios, com uma segunda portaria e acesso por meio de código de barras da sua credencial e também por digital cadastrada. Lá é onde ficam os stands das marcas que participam da feira.
PROGRAMAÇÃO:
No primeiro dia a noite, acontece o coquetel dei abertura (no salão principal) e um desfile de abertura também (na sala de desfiles) com um numero bebem maior de looks, geralmente um de cada marca expositora. O styling desse desfile gira em torno do tema central da edição (esse ano: o Cerrado Mineiro) para fazer a curadoria de looks em cada marca que possam conversar com esse tema.
Nos dias seguintes, o salão de negócios, já está aberto e recebe lojistas todos os dias de 10h as 20h até o fim da semana.
Os desfiles só acontecem nos 2 primeiros dias. E cada desfile costuma trazer uma dupla de marcas. Esse ano, foram 3 desfiles cada dia (as 16h, 18h, 20h, horários que sempre atrasam, normal haha). Então, 12 marcas desfilaram ao todo.
Por isso, terça e quarta, geralmente são os dias mais cheios da feira. Porque tem lojistas e também convidados para os desfiles. Os dois últimos dias costumam ser mais tranquilos, se você é lojista, aconselho ir nesses dias.
É ABERTO AO PÚBLICO?
Não. Mas tem várias classificações de credenciamento, cada uma funciona numa lógica.
– CONVIDADOS: os convites dos desfiles são distribuídos pelas marcas que vão desfilar e suas assessorias de imprensa. Pra quem sempre pergunta: essa é a forma mais fácil de se conseguir entrar quando não se trabalha no meio da moda. Massss não dá acesso ao Salão de Negócios.
– LOJISTAS/COMPRADORES: tem livre acesso para entrar no Salão de Negócios, onde ficam os stands das marcas, mas não aos desfiles. Todos os desfiles precisam de convite, para convidados ou para lojistas.
– IMPRENSA/DIGITAL INFLUENCER: tem acesso à todos os espaços (não porque são melhores) mas vamos pensar na lógica? A gente precisa trazer informação tanto das novidades dos desfiles, mas do que estamos vendo já nas coleções dos stands. E se ficássemos presos apenas aos desfiles, só essas 12 marcas receberiam destaque concordam? Ah, vale destacar as diferenças muito engraçadas: a sala de imprensa tem computadores e lanchinhos. E na sala de digital influencer temos provador e bancada de maquiagem. Ajuda aiiii @minastrend_ !😂
– CINEGRAFISTAS/FOTÓGRAFOS/PRODUÇÃO: também tem acesso à tudo, desfiles e são os únicos que podem ficar no PIT, aquele espaço de frente à passarela, para as fotos baphônicas
COMO FUNCIONA OS LUGARES NOS DESFILES?
Pra quem taaaaaanto quer a Fila A, fica ligado: De um lado, temos geralmente os convidados das marcas, nas primeiras duas filas, e depois é aberto pra quem for sentando primeiro. Do outro lado, é destinado à imprensa. Na Fila A geralmente, ficam os veículos maiores, e na fila B e C, digital influencers. Da D para cima, também é liberado por ordem de chegada.
Ah, e quem faz o seating dos desfiles, organizam quem senta onde, são as assessorias. Assessoria de imprensa das marcas de um lado, e assessoria de imprensa do evento do outro lado.
O EVENTO É LEGAL?
Eu costumo brincar que o mineiro valoriza muito o que é de fora, mas nesse caso, temos orgulho do tamanho do evento e da dimensão que ele tomou no meio da moda e principalmente por estar tão fortalecido após 10 anos de edições! É hoje, a feira maior e mais bem-sucedido da América Latina, e seus desfiles, streetstyle e tendências tomam conta da mídia nacional. Sem contar no networking maravilhoso que fazemos por lá. Sim, o evento é muito legal!
Beijocas!