#DZnaTurquia: Onde comer em Istambul?

Vocês podem acompanhar todas as postagens da viagem pelas hashtags no instagram: #DZviaja e #DZnaTurquia.

Continuando nossa série de posts da viagem, vamos falar sobre Istambul? Eu acabei de fazer uma viagem para o Leste Europeu e Turquia. Então, vou resumir aqui no site, alguns posts com as maiores dúvidas que eu tive no roteiro.

** Já adianto que duas dicas que são muito típicas na Turquia são a culinária Otomana e o sorvete Dondurma! TEM QUE EXPERIMENTAR!

Quem ai sabe a diferença entre a culinária Turca e Otomana? A culinária Turca em si é mais próxima daquilo que conhecemos em restaurantes árabes presentes aqui no Brasil. Já a culinária OTOMANA é aquela que era servida nos palácios do Império Otomano aos Sultões e suas famílias. Em uma tradição que remonta ao século 11, quando tribos nômades se fixaram na Anatólia, região central do país que hoje constitui a maior parte da Turquia. Tais tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que até então estavam sob o domínio de outro império, o Bizantino. O termo otomano deriva do nome “Osman”, ou, em árabe, “Uthman”, que existiu durante os séculos 15 e 16, tendo o Sultão como sua autoridade máxima. O Império Otomano tornou-se um dos estados mais fortes do mundo, que concentrava na época, boa parte do Oriente Médio, do Leste Europeu e do norte da África.

Não são todos os restaurantes que tem a culinária autêntica otomana. Então, vou dar a dica TOPPER do Restaurante Deraliye: Ele fica no coração de Istambul, no bairro Sultanahmet e inclusive tem uma vista incrível para as mesquitas Azul e Santa Sofia!

Fomos convidados pelo top chef Necati Yilmaz (@necati.yilmaz56), que estudou 10 anos as receitas em museus e livros de história, para reproduzir à risca, as receitas. Fiquei muito lisonjeada! E como eu sou um zero a esquerda pra cozinhar, coloquei o Marcelo pro trabalho pesado! haha Fizemos 3 pratos. E vamos começar com essa entrada de berinjela. Como Necati diz, se você chegar em um restaurante turco e não tiver berinjela, não é cozinha turca de verdade!!! Então, confere ai e me contem se testaram hein?

E logo em seguida, fizemos o prato Kavun Dolmasi. Que tem uma mistura de ingredientes inesperados, que dão todos mistério, pompa e circunstância, aos pratos do Palácio do Império Otomano. Sempre marcados pelo cuidado da mistura exótica e única dos ingredientes para se chegar a um resultado único e peculiar!
Testem em casa, e se surpreendam com o sabor!

DONDURMA – A DANÇA DO SORVETE TURCO

Tomar um sorvete nas ruas do país é uma atração turística e tanto. Não é à toa que os quiosques de “DONDURMA”, como é chamada a guloseima por ali, estão sempre rodeados de gente pronta para tirar fotos ou gravar um vídeo.
É que os vendedores de sorvete na Turquia, vestidos com roupas que lembram as histórias de Aladdin (É REAL!) são na realidade grandes artistas. Quando você pede uma bola, acaba vendo um show de estica e puxa.
Como se não bastasse a habilidade com as enormes hastes, eles adoram brincar com o cliente, numa espécie de jogo de “rouba” a bola de sorvete, bate no sino, rodopia… tem hora que você chega a pensar: “Será que vou mesmo conseguir tomar alguma coisa?”. “Esse trem vale a pena, será?”
Assistam:

Ah e o segredo da consistência pegajosa vem do leite de cabra, ingrediente fundamental no sorvete turco!

The Grungy Society – Melhor Burger de Istambul

E claro, que não ficamos apenas em comidas mais sofisticadas, e apostamos também no bom e coringa burguer.

i

Fiquei impressionada de encontrar burgers com queijo de cabra, e de queijo bire com mel !PIREI! Funciona assim: cada carne tem 120 gr e você escolhe se quer uma ou duas carnes. As batatas fritas também dão um show de originalidade. As minhas preferidas foram as saborizadas com trufas, vinagre e sal, e curry!

Sultanahmet Square Istambul – Comer sentado no chão

E não podia faltar, a experiencia de comer no chão, MÁGICA! Você se sente realmente dentro da casa dos turcos, e além de comer na mesa no chão, também tem uma senhora que faz os pães na hora, bem atras de você!

Acabamos encontrando esse restaurante despretensiosamente com a ajuda da @agenciabebh. E foi uma das culinárias tipicas mais gostosas dessa viagem e ainda tinha uma senhorinha que fazia pães turcos e sanduíches na HORA!

E foi uma das culinárias típicas mais gostosas dessa viagem e ainda tinha uma senhorinha que fazia pães turcos e sanduíches na HORA!

Isokyo Istambul – o Asiatico Premium TOP das Galáxias

E pra fechar nossa experiencia culinária, escolhemos também um restaurante super fancy! O requintado e badalado Isokyo.

O restaurante que é destaque no Louis Vuitton City Guide, é super premiado e tem o cardápio assinado pelos chefs Minwoo Yun, e Clinton Cooper. Top né?

Experimentamos o menu degustação MARAVILHOSO por sinal, pois tinha tanta variedade que eu nem consegui escolher o meu preferido, era MUITA opção.

Vou mostrar o cardápio pra vocês terem ideia: MENU DEGUSTAÇÃO:
– Edamame em sal defumado e chá lapsang souchong
– Sanduíches de tartar de atum crocante
– Salsicha Tailandesa de Pato, com molho de cebola cítrica
– Taco de camarão em tempura, repolho em conserva, alioli de soja
– Salada asiática de quinoa com molho de caju
– Burguer de Bao (pão chinês maravilhoso), fritos no azeite de pato, com costela de boi desfiada, pimenta preta e salada asiática de repolho
– Oshi Sushi (aquela técnicas de sushi prensado) de camarão crocante, molho dynamite (maionese apimentada) e gergelim torrado
– Gyoza de camarão, molho de sakê
– Black cod (amoooo bacalhau negro!) caramelizado com miso
– Vegetais em molho de ostras, fritos em wok
– Beignet (aquela massa como eclair ou carolina) de banana, caramelo salgado e sorvete de coco
VIU? Como eu conseguiria escolher???? ME CONTEM O SEU PREFERIDO!

Beijos

Vocês podem acompanhar todas as postagens da viagem pelas hashtags no instagram: #DZviaja e #DZnaTurquia.

Compartilhe:

@DZtips

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Siga nosso conteúdo nos instagrams @deborahzandonna e @dztips!

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria