Ei girlss!
Tie-dye, sem dúvidas, é a tendência da quarentena né? Então resolvi juntar os meus looks com tiedye, que eu to amandooo, e dando dicas das que eu mesma customizei em casa e de lojas com preços ótimos pra vocês comprarem 👉🏻 @soulish.brand e @saasbijoux !
➡ #DZtips: Você sabe o que é TieDye?
O tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes de todo o tipo formando padrões e misturas de cores únicas. .
➡COMO USAR: A dica é usar peças básicas/neutras junto com a peça TieDye, por ela já conter muita informação. E dá mais up usada juntamente com peças em jeans! Beeem #90’s 💖
CRÉDITOS DO LOOK Moletom:Soulish (@soulish.brand) Calça: Zara Bolsa: Valentino
CRÉDITOS DO LOOK Moletom: Soulish (@soulish.brand) Short: Le Lis Blanc Tênis: All Star personalizado em bordados by Denise Valadares
E você sabe onde ele surgiu?
💡A ORIGEM E HISTÓRIA DO TIE-DYE💡
Apesar de esta ancestral técnica manual de tingimento se ter popularizado nos anos 70 do século XX, muito associada ao movimento hippie nos EUA, a verdade é que a sua história recua vários milhares de anos até à China, ao Japão e à Índia. Tecidos como seda, cânhamo e algodão eram tingidos com corantes naturais retirados do anil, de amoras, de malmequeres, de sálvia ou de cebola.
Alguns dos primeiros exemplos foram também encontrados no Peru, mas o tie-dye parece ter uma origem independente em diversos lugares do mundo, segundo Lee Talbot, curador do Museu Têxtil da Universidade George Washington. No livro Tie-Dye: Dye It, Wear It, Share It, a autora, Shabd Simon-Alexander, explica que, com a disseminação do comércio, “peças [chinesas] do século V ao VI d.C. foram encontradas em rotas comerciais até ao Egito e ao Turquistão”.
Enquanto a técnica japonesa (shibori) cria formas semelhantes a teias de aranha, padrões geométricos e formas figurativas, na indiana (bandhani) o padrão nasce a partir de pequenos círculos comprimidos. Nos EUA, logo no início do século XX, o tie-dye era usado pelas mulheres que assim imitavam os estilos dos tecidos franceses, dando vida nova a peças de roupa velhas.
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: SAAS (@saasbijoux) Calça: Zara
Colares: RosaMell (@rosamellsj)
Bota: Zara
Agora uma opção de manga comprida, que é mara desde pra ficar em casa no friozinho ou pra sair também! @saasbijoux
Eu usei no sábado, pra visitar a fábrica da @cervejariaverace 🤩🤩 e fica super legal com peças mais pesadas como cortuno né?
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: SAAS (@saasbijoux) Calça: Caos
Colares e brinco: RosaMell (@rosamellsj)
Aqui outra opção de tiedye maraa da @saasbijoux (entra no instagram delas pra ver os modelos lindoss😻) que fica perfeito com tons mais abertos, como essa calça amarela!
E com essa make de delineado impecáveeeel do @lbleobatista 🤩🤩🤩🤩 amo!
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: customizei uma t-shirt da Marcelo em Muscle Tee (tem tutorial no insta @deborahzandonna) Calça: C&A
Colares: RosaMell (@rosamellsj)
Tênis: Zatz
Tie-dye também super combina nas partes de baixo! E ESSA T-SHIRT masculina que virou MUSCLE TEE??? Tem video no meu reels do instagram (@deborahzandonna), mostrando esse truqueee. Corre lá e vai ver essa #dztips 😉
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: customizei uma t-shirt da Marcelo Jeans: Antonieta Loja
Tênis: Zatz
Bolsa: Gucci
Aqui o tie-dye que eu fiizzzz! Juntei várias camisas brancas do Marcelo e estilizei!
Gostaram do lookinho? Confesso que nem sou muito fã de verde, mas ameii esse mix!!!
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: customizei uma t-shirt da Verace (@cervejariaverace) Short: customizei da prima
Boné Zandofamily💞
Rasteirinha: La Femme (@lafemmeoficial)
Até camisa da @cervejariaverace não escapou da nossa produção de tie-dye! E eu amei o resultado na T-shirt estampada, gostam? E com participação da minha princesa Bia e a rasteirinha linda que eu ganhei da collab @futilish@lafemmeoficial!
E o short roubei da Paula, pra usar de conjuntinho, já que usamos as mesmas cores da tshirt! Amando real!
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: customizei uma t-shirt do Marcelo Short-saia: Giuliana Romano Tênis: All Star
Mais um tiedye que eu fizzzz💕💕 Com registros desse fim de semana com a minha família em Itaúna! ❤️❤️ muito amor pra um post só!! Já viram o video no youtube?
CRÉDITOS DO LOOK Blusa: Fata Morgana – Roubei da sogra =) Short Diesel Óculos: Illesteva
E quando a gente tá viciada em tie-dye, a gente rouba até a blusa da sogra! hahahaha
Conhecem o TIE-DYE ESCURO??
Nos anos 70, o tie-dye mais forte eram em tons escuros! E com essa pintura reversa – que ainda vou gravar um tutorial pra vocês, querem? – e hoje as releituras do tie-dye estão maia abrangentes para o colorido e cores mais suaves. Mas ainda acho o tie-dye escuro, um charme!!
No lugar que eu amo, com minha família que eu amo.. o que mais eu posso pedir? ❤️❤️
Compartilhe:
@DZtips
Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte. Dos seus 30 anos, 10 são dedicados a esse trabalho na internet! Formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.