ISTAMBUL FASHION WEEK 2019

Vocês sabem que eu levo quase como uma missão pessoal, conhecer o mundo e a forma de pensar em diferentes culturas né? E a moda nada mais do que uma forma de expressar nossa maneira de ver o mundo, de contar nossas ideias e pensamentos! Então, porque nas minhas viagens, eu ia a museus, mas não em movimentos de moda, justamente minha área de trabalho?

Foi assim, que começou minha jornada por FashionWeeks internacionais que estão fora do eixo comercial Nova York – Milão – Paris – Londres!
Já tivemos aqui Tokyo Fashion Week, e hoje venho contar o que eu vi no Istambul Fashion Week. Evento patrocinado pela Mercedes Benz – assim como NY – então, tem o seu nome oficial como Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul.

Mas DZ o que é o Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul? É uma celebração da moda e da cultura. É o principal evento de moda e lifestyle da Turquia e apresenta as coleções Resort das principais marcas de designers da Turquia. Com mais de 30 estilistas presentes, 21 líderes de opiniões, e 27 desfiles de moda.
O evento aconteceu de 08 de outubro de 2019 a 11 de outubro. São dias super intensos, como qualquer semana de moda, com muitos desfiles, uma estrutura completa, com display de patrocinadores (Dyson, RedBull, Aliexpress entre outros) montados no centro de convenções Zorlu PSM. Zorlu Center é um complexo de shopping de luxo, restaurantes e centro de convenções, muito bem localizado em Istambul. E mais uma prova que a capital da Turquia é cosmopolita e uma metrópole tão tecnológica e avançada como qualquer outra. Inclusive, Istambul me surpreendeu viu?

E vamos aos desfiles? Quero comentar os que mais amei e depois vou fazer aquele post – que vocês amam – com as principais tendencias e como usar cada uma!

Primeiro dia, 08/10/19

-OZLEN ARKAN-

Com 62 anos de experiência em seleção de tecidos importados, a Bağzıbağlı Nişantaşı criou uma nova marca de roupas femininas e sua 1ª coleção Primavera/Verão 2020, que foi apresentada no MBFWI com o nome: “Bağzıbağlı Privé”. A estilista Özlem Erkan foi a responsável pela primeira coleção da marca. Özlem encontrou inspiração no Cipreste (“Servi”) para essa coleção da Bağzıbağlı Privé. A árvore que sobe ao céu em todas as condições e é sempre-viva. Para Özlem, essa árvore simboliza mulheres poderosas que erradicaram seu poder frente a tudo.

A coleção equilibra o romance das estampas florais com a masculinidade da camuflagem e de tecidos forrados oblíquos. Todos cuidadosamente selecionados a partir de tecidos exclusivos da Bağzıbağlı Nişantaşı, é claro, como seda, linho e crepe importados. Na coleção, limão, açafrão, balas de hortelã, rosas empoeiradas e brancos estão dominando a paleta de cores. Distinguida pelos toques de alta costura do estilista, a coleção Privé X Özlem Erkan, de Bağzıbağlı, é uma nova interpretação do tradicional, com roupas modernas, um mix entre prêt-a-porter e haute couture!

No desfile a seguir tambem esteve presente as cores claras, mais classicas, como p&b da coleção do Ozlen Erkan.

-CAN YUNUS ÇETINKAYA –

Desde 2005 trabalhando como consultor de acessorios, design de tecidos e coleções de roupas, em 2010 abriu sua propria marca “CAN”, para pessoas que estao entediadas da cidade, ele se autodescreve como um explorador.
Com sua coleção intitulada “Jardim de linho do Can”, traz os modelos em uma passarela de grama, trazendo todo essa “vibe” natural, pro desfile.
Com produtos que possuem formas, cores, padroes e acessorios de moldes exclusivos para integrar-se a novas descobertas.
Trazendo algumas padronagens, listrados, poa, floral que vai de detalhes em peças a lenços masculinos amarrados no pescoço, e até mesmo em alguns detalhes nos tenis.
E nos tecidos vimos muito linho, jeans com tye dye e tons pasteis.

No terceiro desfile mas nao menos importante, Ozlen suer nos apresenta uma coleção que vai de peças acinturadas, a peças mais iconicas, com plissados e partes que ficam sobrepostas, dando um volume incrivel.

-OZLEN SUER-

Em seu desfile, Ozlen Suer nos apresenta uma coleção que vai de peças acinturadas à peças icônicas. Com plissados e partes que ficam sobrepostas, trazendo um volume incrível.

De forma geral, me surpreende até agora, ter visto coleções focadas na mulher real. Fugindo um pouco do conceitual, tão apreciado nas passarelas de moda internacional, o Istambul Fashion Week traz a mulher contemporânea, destacando suas características da melhor forma.
No desfile de Ozler Suer, podemos ver a força da mulher presente no tema “coragem”, que é o ponto de partida da criatividade.
Inclusive a “falta” de maquiagem (bem ponderada, já que todas as modelos tiveram a beleza assinara pela Nars) é proposital. .
De acordo com a estilista “Diante do fato de que deveres e objetos artificiais impostos às mulheres como ditizam as mulheres, as mulheres do mundo começaram um novo período de incentivo à naturalidade pelas mulheres do mundo. Em resposta a esse fenômeno de mercantilização, o movimento de naturalização continuou bombando. Enfatizou-se que as mulheres podem estar em todos os campos da vida, de todas as formas que preferirem”.

Incrível né? Essa é a mostra que moda fala mais de atitude e representação do que apenas roupas! Moda é EXPRESSÃO! É cultura, é opinião.

Mas claro que vamos aqui analizar os looks lindos da passarela, que também rodeavam esse tema “Coragem”. Vimos um show de formas naturais, livres e experimentais, incluindo cortes assimétricos. E a cartela de cor com pinceladas de açafrão, nesse grande equilíbrio de preto e branco! Um show à parte!

Segundo dia, 09/10/19

Começamos com o desfile “New Gen”, apresentada por estudantes graduados da IMA, com uma energia sem igual, podemos perceber o mesmo tema de coleção visto de 13 olhares diferentes.

-NEW GEN by IMA-

É um desfile que traz jovens talentos que estudaram na İstanbul Moda Akademisi para a indústria. E assim, dá aos graduados da İMA a chance de exibir suas coleções na Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul. O júri elegeu 13 dos 53 graduados da İMA.
O tema de todos esses designers foi “Dream a Dream” e as coleções foram criadas com as palavras-chave de cada designer. Sem dúvida, o desfile traz uma energia incrível e um dinamismo jovem à Mercedes-Benz Fashion Week Istanbul.
Mesmo com um só tema central, cada designer trouxe sua essência em peças com diferentes peculiaridades. Mostraram várias formas de representar o tema central desse desfile.
Vimos muitas cores vivas, oversized, cintura marcada, tule, decotes, e uma imensa gama de misturas de shapes e tecidos diferentes, unidos num só look.

CEREN OCAK –

Ceren Ocak nasceu em Trabzon em 1983. Depois de se formar em “Administração de Empresas” na Universidade, ela decidiu seguir um caminho em moda e design. Estudou moda na Academia Internacional de Istambul Lasalle. Ela se juntou a equipe criativa da Zeki Swimwear e teve um papel ativo no design de uma coleção de muito sucesso. Desde 2013, ela trabalha no projeto da sua própria coleção.
Na coleção apresentada com o nome de “NO PASARAN”, quis enfatizar o poder das mulheres. Além de jaquetas casuais, camisas de algodão, calças e shorts casuais, saias e jaquetas em couro.
Peças drapeadas, mangas bufantes, camisaria, franjas e muitos, muitos tons terrosos, verde militar, alguns mix de estampas numa mesma peça.

Terceiro dia, 10/10/19

-HEMINGTON-

Sascha A. Klumpp formou-se em 2000 como a melhor da turma pela London College of Fashion, trabalhou no varejo têxtil de luxo e concluiu estágios na Betty Barclay. Hoje, ele trabalha como diretor criativo da Hemington, e é responsável pelo design e imagem da linha e pelo marketing.
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Na coleção de inverno autônomo da HEMINGTON, nós fomos levados de volta Era Viking e seus povos nórdicos em Shetlands e Orkneys. A coleção aborda o fato de que com o tempo, as culturas e padrões de nativos celtas, pictos, escoceses e nórdicos imigrantes se misturaram e evoluíram. Refletindo em cabos emaranhados, jacquards coloridos, argyles e tartans em cores harmônicas e brilhantes.
HEMINGTON traz esses padrões atemporais, combinando-os com designs exclusivos em materiais luxuosos e os transformam em uma coleção extraordinária!

No segundo desfile que assistimos neste dia, foi o da Miin, trazendo peças mais amplas, atemporais, focada em peças com ergonomia e conforo, mas também trazendo estampas, como o nosso famoso tye-die.

-MIIN by KADIR KILIÇ –

No segundo desfile que assistimos neste dia, foi o da marca Miin. Que trouxe uma variedade de silhuetas amplas, atemporais, focada em peças com ergonomia e conforto, mas também trazendo estampas, como o nosso famoso tie-dye.

Formado pelo Instituto Internacional Polimoda de Design de Moda e Marketing em Florença, Italia, foi classificado em 1º lugar no ITHIB 2012 Koza Young Fashion Designer Contest.
Kiliç trabalhou como designer para muitas marcas locais e também para marcas mundialmente famosas, como Patrizia Pepe e Emilio Pucci, e então foi selecionado pela Associação de Designers de Moda da Turquia para representar o país na temporada 2017/18 do “Premio Internacional Woolmark”. Que é o concurso de designers de moda de maior prestigio do mundo.
Sua marca MiiN foi criada em 2014. Seu nome significa “beleza” em coreano e “quem” em árabe. Assim, marca sintetiza culturas orientais e ocidentais e é influenciada pela arte de roupas do Extremo Oriente.
As cores branco e preto são indispensáveis ​​para refletir o atemporal da marca. Com o objetivo de refletir o charme da cor preta em seu design.
A coleção pretende apresentar a sofisticada mulher MiiN ao mundo, nutrida pela ergonomia e conforto. Para um volume equilibrado, a marca valoriza a importância do espaço entre a roupa e o corpo, em suas modelagens.

Quarto dia, 11/10/19

Começamos com a marca Join us, que assim como a Ozlen Arkan e a Can yunus Çetinkaya trouxe muito o p&b e alguns shapes mais amplos.

-JOIN US –

Desde 1975, esta entre as principais empresas produtoras da Europa. Criam sem comprometer a qualidade e o uso de matérias-primas que protegem a natureza. Eles dizem que quando sonharam com o Join Us, pensaram que a marca deveria ter certos critérios. Antes de tudo, pretendiam oferecer uma combinação de design que os fará sentir um luxo especial, bom e acessível àqueles que preferem nossos modelos. O Join Us deve ser usado por um longo tempo com sua qualidade e estilo, enquanto produz modelos modernos para o mundo atual

Na coleção apresentada vimos muitas cores, tecidos fluidos, acetinados, mangas bufante, estampas.
Vimos também muito decote, em vários tecidos com bases diferentes, silhuetas mais ajustadas, e muito babado.

Já o próximo, e último, foi um dos mais incríveis de toda a temporada, para fechar com chave de ouro…
GENTE, é uma coleção inspirada na BARBIE!

-BARBIE by ÇIGDEM AKIN-

Inspirada nas Barbie’s de todas as origens étnicas diferentes, e com seu estilo que traz diferentes interpretações à moda, “No meu desfile, além da marca Barbie, eu quis trazer slogans que expressam os valores e filosofia da Barbie, junto com as tendências de 2020. Esse mix reflete a mulher moderna que está sempre na vanguarda” diz a estilista. .
Çiğdem Akın enfatizou que é muito importante imaginar. “Sonhei e fiz. Quando eu era pequena, meu maior sonho era fazer um desfile para a Barbie um dia. Embora o desfile de moda não fosse tão popular como é hoje! Essa é a mensagem que quero dar a todas as crianças; imagine e vá atrás do seu sonho. Um dia você não esquecerá a felicidade e o prazer que viu ao vê-los se tornar realidade! Seja corajoso e nunca desista!”

E aí, gostaram?

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Beijocasss!

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@DZtips

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

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