LOOKS e DICAS do que fazer em ATENAS – GRÉCIA?

Está com dúvida do que fazer e do que usar em Atenas? Confere esse post, que mostrei todas as dicas que eu fiz e também os looks que usei. Lembrando que fui no verão europeu, em Agosto, e a temperatura já estava mais amena. Inclusive recomendo demaisss ir nessa época, porque Julho é insuportavelmente quente na Grécia. Check it out:

Vocês podem acompanhar todas as postagens da viagem pelas hashtags no instagram: #DZviaja e #DZnaGrécia.

💡#DZnaGrécia: ANAFIOTIKA💡
Calma, ainda não cheguei nas ilhas, mas encontrei um pedacinho da arquitetura delas no meio dessa metrópole de Atenas.
Anafiotika é uma zona encantadora de Atenas. Uma pequena vila aos pés da Acrópole, que foi fundada por moradores da ilha de Analfi, que vinham trabalhar em Atenas na era do Rei Oto.
E para amenizar a saudade de casa, os moradores começaram a construir suas casas ali com uma forte influência da arquitetura das ilhas Cíclades (Mykonos, Santorini etc). E até nos dias de hoje, você tem a sensação de estar em uma das ilhas gregas ao andar pelas ruazinhas de Anafiotika. É demais! Parece que ao entrar ali, você é magicamente transportado do agito de Atenas para uma ilha tranquila e serena.

💡#DZnaGrécia: BAIRRO PSYRI💡
A noite em Psyri ✨ Como disse nos stories, amo cidades que não dormem! E mais que isso, o bairro de Psyri vibra a noite!
A Iroon Square é o centro da vibrante Psyri. Nas ruas próximas, encontram-se restaurantes com música ao vivo, incluindo a rembetika, que servem mezze (petiscos estilo tapas). Bares com DJs ficam abertos até tarde, assim como tavernas que servem especialidades tradicionais, como almôndegas e salada grega. Pequenas lojas de artesanato, muitas vezes grafitadas, vendem bolsas de couro feitas à mão, moda independente e acessórios caseiros inusitados!
É um bairro super jovem, e junto com Plaka, um dos meus preferidos aqui já!

💡#DZnaGrécia: ACRÓPOLE💡
Um dos lugares que eu estava mais ansiosa pra conhecer! Afinal quem aí nunca estudou ou ouviu falar da Grécia Antiga em algum momento na vida?!
Como diz o significado de Acrópole: o ponto mais alto da cidade, ela pode ser vista de vários pontos de Atenas. E à noite fica linda, toda iluminada 😍
E ainda vai uma curiosidade: foi considerada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e, em 2007, e eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Demais né?!

💡#DZnaGrécia: ERECTEION💡
Um templo grego consagrado à Athena e a Posseidon (tinha inclusive a batalha dos dois representados em pedra no teto do templo) fica no topo da Acrópole, ao lado do Paternon, e é considerado o mais belo monumento em estilo jônico!
E nele que estão as famosas Cariatides, estátuas das seis donzelas que suportam a cobertura do templo.
.
➡️ DZTIPS: As seis cariatides que você encontrar lá, são réplicas. Pois 5 das originais estão no Museu da Acrópole (mostro nos stories, quando for lá amanhã), e a sexta estátua está no Museu Britânico, em Londres.
.
Eu to pirandooooo aqui, cada cantinho tem uma história incrível, que te faz viajar pra quela época, sabe?!

💡#DZnaGrécia : PARTENON💡
Conhecido como elemento mais importante da cidade, o mesmo fica localizado no interior da Acrópole, consagrado a deusa Atena Parthenos, foi construído para guardar a sua estátua esculpida em ouro e marfim com 12 metros de altura.

💡 #DZnaGrécia : PARTENON II💡
Um templo de mais de 2500 anos, que demonstra o mais alto nível de criatividade humana: Ele não possui uma base plana propositalmente. Foi construído com uma curvatura para destacar e dar mais força ao centro, assim também quando chove nunca acumula água no centro, escorre naturalmente para fora, e o mais curioso é que olhando de fora não da pra perceber isso, legal né?

💡#DZnaGrécia: TEMPLO DE HEFESTO💡
É um dos mais preservados templos grego antigo, que ainda permanece de pé, em grande parte, como construído. Porque apesar de ter sido construído entre 460 e 420 a.C., mais tarde, ele transformado numa igreja cristã,
Foi conservado como igreja de São Jorge, até ao fim da ocupação turca e é por isso que se encontra tão bem preservado.
.
E assim como o Partenon, também é usado de inspiração para outros edifícios, como o Novo Parlamento em Edimburgo, Reino Unido.
.
➡Curiosidade: Diferente de Atena que veio perfeita ao mundo, Hefesto (Deus do fogo) nasceu feio e disforme. Possuía o corpo tomado de pelos, a face deformada e uma perna maior que a outra. Desta maneira foi rejeitado pela mãe Hera e expulso do Olimpo! MASSSS ele se casou com ninguem menos que A DEUSA VÊNUS, bb!
Então, se você é feio, não desanime, pode ter uma Afrodite te esperando por ai! 😂😂😂😂

💡#DZnaGrécia: ESTOA DE ATALO💡
Foi construída pelo rei Átalo II de Pérgamo, para abrigar o centro comercial do período helenístico. Este pórtico era um dos maiores edifícios da antiga Atenas. Possui 115 metros de comprimento e 20 metros de altura, feito de mármore do Monte Pentélico e pedra calcária. É situado a nordeste de Atenas, na AGORA ROMANA.
Há uma inscrição na fachada indicando a gratidão do povo de Pérgamo à cidade de Atenas pela educação recebida 🙏🏻 muito lindo e super conservado!

💡#DZnaGrécia: TEMPLO DE ZEUS💡
O maior templo grego, excedendo o próprio Partenon, é o Templo do Zeus Olímpico, localizado a sudeste da Acrópole. Com o Templo de Zeus só para nós, pude-me deliciar a tirar fotografias, e ele bem o merece.
#DZTIPS: RELAÇÃO ENTRE ADRIANO (ROMANO) E A GRÉCIA
Para impressionar o povo grego, Peisistratos iniciou a sua construção no século VI a.C, mas este só viria a ser concluído 650 anos depois. Foi Adriano (um imperador romano com uma auto-estima exacerbada) que o terminou, talvez dai a sua grandiosidade! Adriano tinha uma grande admiração pela cultura grega e especialmente por Atenas. Pelas cidades onde passava erigia grandes monumentos que tentavam marcar um aliança entre Roma e as cidades onde eram construídas. Como tal, criou o chamado Olympeion, o templo dedicado a Zeus. Para fazer jus a sua enorme fama de “bom imperador” (num rol de cinco – há que lhe chame “um Nero bem sucedido”) mandou erigir no centro do Templo de Zeus uma estátua colossal em ouro e marfim de Zeus, bem ao lado duma estátua sua!

E ai, quero saber qual passeio e qual look vocês mais gostaram hein?
Beijocas

Compartilhe:

@DZtips

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Siga nosso conteúdo nos instagrams @deborahzandonna e @dztips!

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria