Ronaldo Fraga é conhecido por sempre fazer desfiles que se desdobram em outras manifestações artísticas.Desta vez sua coleção intitulada como “Carne seca, um turista aprendiz em terra ácida”, foi inspirada no sertão brasileiro. O estilista mineiro consegue extrair poesia da aspereza, trazendo para a passarela roupas femininas de extrema delicada, retiradas de um universo masculino rústico.
O couro é muito bem trabalhado nesta coleção, manuseado como se fosse outros panos, ele ganha formas distintas e transforma-se nos mais variados vestidos. Outras peças extraordinárias são as saias e blusas feitas com estampas artesanais sobre pelica que imita pele de Surubim, peixe que corre o risco de ficar extinto no Rio São Francisco.
Para contar a história do Rio São Francisco é utilizada a literatura cordel em forros estampados na alfaiataria.Todos os detalhes retratavam a região mais seca do país: a cenografia, as luzes e os galhos secos na cabeça das modelos. A cartela de cores conta com os marrons e os alaranjados da terra do semi-árido, os esverdeados dos cactos, o amarelo do pôr do sol e o azul escuro da imensidão do céu da noite.