Como usar as CORES a seu favor? A cor fala!

.A comunicação não-verbal tem uma extrema importância nas nossas vidas todo mundo sabe né? Imagem (roupa), gestos, tom de voz, tudo isso corresponde à 90% do que a outra pessoa vai entender. e Apenas 10% é a mensagem que você fala. Então vamos nos preocupar sim, em como nos portamos e nos vestimos para que sua imagem não atrapalhe aquela ideia maravilhosa que você quer passar!

Nas vestimentas, temos vários fatores que alteram a comunicação visual: formas, desenhos, estampas, nobreza (ou não) de tecidos e principalmente as cores. Tudo isso comunica. E você sabia que A COR É A PRIMEIRA COISA QUE NOTAMOS AO VER ALGUÉM? Então, vamos aprender o que elas significam e como podem contribuir no look de cada ocasião que voce precisar.

Abaixo trouxe alguns exemplos:

VERMELHO

A cor da paixão, da sensualidade e em tons mais claros, transmite amor. Mas não é só isso que ele transmite. Como é a cor mais quente, (oposto ao azul) ele consegue expressar raiva, atenção e perigo, por ser a cor do sangue.
Ele é símbolo de força, energia e redenção, mas também de perigo, por ser a cor do sangue.

➡ DZTIPS: Quem nunca colocou aquele vestido vermelho, com uma fenda, ou até mesmo um bom “Louboutin”, pra causar?? Use um bom look vermelho no dia que quiser chamar atenção! Ah e dica extra: batom vermelho nos lábios chama atenção para a mensagem que você fala!

AZUL

Você sabia que ele transmite segurança e confiança? Não é à toa que em diversas culturas ele está relacionado à divindades, deuses e reinos.
Por ser uma cor fria, também transmite frescor, frio (em tons mais claros), tranquilidade e calma (como o mar).

➡ DZTIPS: experimente apostar em algum tom de azul quando você tiver um evento importante e precisar fazer com que as pessoas sintam segurança em você. Ou até mesmo quando esta entre amigos e você quer passar uma leveza (frescor) e ao mesmo tempo causar confiança em si mesma. E aí, o que você acha

LARANJA

Enérgica! Essa cor é símbolo da comunicação, extroversão, alegria, do lúdico, da jovialidade e da sociabilidade.Normalmente utilizado para alertar ou expressar energia .

➡ DZTIPS: Porque não apostar no laranja para uma reunião em que vc precisa de soluções criativas ou num date a tarde divertido com o boy? Nada melhor que demonstrar jovialidade e extroversão ao conhecer uma pessoa nova né?

VERDE

Que o verde nos lembra de cara algo que nos traz muita felicidade como o dinheiro você já sabia hahaha. Mas sabia que ele simboliza a vida, a saúde, a neutralidade, a fertilidade?
Simboliza o contato com a natureza, e portanto nos traz bem-estar.
Também é uma cor que remete à juventude, como uma fruta ainda verde por amadurecer, o jovem ainda imaturo, também muito lembrado quando falamos em segurança como um acesso livre, como por exemplo conseguir o tão sonhado Green card norte-americano.

➡ DZTIPS: Se você é considerada uma pessoa agitada ou estressada, experimente usar maia verde e note se as pessoas ao seu redor vão comentar que você anda com uma aparência mais serena haha. Não que isso vai te acalmar ok? Lembrando que é a mensagem que vc transmite!

AMARELO

Como é a cor do sol, transmite vibração energia e expansão. E sendo uma cor quente, também, o amarelo transmite a sensação de dinamismo e estimulo. É capaz de despertar criatividade e alegria, já repararam que varias agências de publicidade ou escritórios descolados abusam do uso de amarelo na decoração? Ele está muito relacionado com sensações como idealismo e otimismo.

➡ DZTIPS: Abuse do amarelo naquele dia em que você quer se mostrar mais aberta e comunicativa! Você notará mais pessoas vindo falar com você!

ROXO

O roxo une cores de qualidades opostas: azul e vermelho, por isso é uma cor ambivalente. Remte a uma certa pompa e orgulho e poder! Também está muito relacionado à dignidade.

➡ DZTIPS: Ao usar um look roxo como cor predominante, você demonstra a intenção de distingui-se da massa. Então, use com cautela, as vezes é interessante para chamar atenção, mas também pode lhe conferir um ar de esnobe.

LILÁS

Já o Lilas tem a ambivalência do roxo, mas transmite delicadeza. E também está ligada á espiritualidade, esoterismo e mistério, juntamente com humildade e magia.
➡ DZTIPS: Um look com lilás em predominância, pode ser uma otima alternativa à um look rosa para demostrar feminilidade.

ROSA

O rosa esta relacionado a feminilidade, a compaixão, doçura e romance. Assim expressando empatia, fragilidade, e delicadeza aos que os veem.
Fato curioso: você sabia que pesquisas indicam que apenas 3% das mulheres no mundo tem o rosa como sua cor preferida?

➡ DZTIPS: Aposte no look rosa quando quiser expressar essa doçura e feminilidade. Mas caso não queira demonstrar fragilidade em excesso. a dica é o efeito de unir tons mais quentes, como o vermelho. Uma outra parceria interessante é do rosa com azul, que equilibra a fragilidade ligada ao feminino.

MARROM

Considerada a cor da terra e da madeira, e posteriormente a da natureza. Pontos positivos: ela transmite uma sensação de aconchego, calma, conforto fisico, seriedade, maturidade, simplicidade e responsabilidade. Pontos negativos: pode ser associado ao monótono, sem encanto, sujeira, preguiça e até ao feio.

➡ DZTIPS: Pode reparar, você acaba escolhendo um look marrom (até inconscientemente) naquelas situações que você não quer aparecer, mas sim se adaptar ao ambiente. O que não é ruim, tem uma certa função. Use quando quiser parecer séria!

PRETO

Preto é a cor do poder e elegância. Isso porque a elegância está ligada a uma certa discrição, e preto é a cor do mistério.
Também é a cor do luto.

➡ DZTIPS: Quando usamos um lookinho preto, geralmente é top porque:
1º – Preto emagrece, já que é uma cor que absorve a luz. Então não expande a area em que ele está aplicado.
2º – Por ser uma cor de mistério, confere um efeito delimitativo, porque confere importância a quem veste (alô mastercard black, não é mesmo?)
3º – É a cor da individualidade, então você passa a imagem de uma personalidade forte.
Agora você entendem por que quase toda mulher vai de look all black pra balada? É um shot de auto-confiança! hahahaha

BRANCO

Não existe de fato uma concepção negativa à cor branca. Representa um caráter tranquilo e passivo. É feminino nobre, porém as vezes fraco.
Branco significa inicio, o bem, a verdade e a honestidade, pela sua clareza e exatidão. Também remete a pureza e limpeza, por isso é usado na área da saúde e alimentação. Associado ao imaculado, isento de pecados, e por isso representa também inocência.

➡ DZTIPS: Sobre usar um look todo branco: essa “perfeição” também aparenta um distanciamento. logo como você é imaculada, e melhor ou mais pura que os demais. Por isso, o look todo branco pode transmitir o mesmo efeito delimitativo do look preto.
O branco também é a cor que mais expande, por irradiar e não absorver a luz que recebe (oposto do preto) então, sim, o branco geralmente aumenta visualmente ou engorda as áreas que você o aplica.
Lado bom do look all white: é elegante pra caramba! haha

CINZA

Considerada uma cor neutra ,e ao mesmo tempo sem emoção, sem força. É identificado como uma cor cheia de compostura, estabilidade, solidez e sofisticação.Mas também está ligada ao que é vago, tedioso e chato. Remete ao que é sem alegria: “dia cinzento”, “rotina cinzenta”.
Ao mesmo tempo é tecnologico e remete à concentração, neutralidade e reflexão.

➡ DZTIPS: Normalmente utilizada no mundo dos negócios, em conjuntinhos de blazer e calça, indica um look com maturidade, eficiência, responsabilidade e sucesso.

PRATA

Sim, prata tem uma ideia totalmente diferente do cinza, bbs! Simboliza valor material. Confere dinamismo e velocidade às coisas. E também está fortemente ligada à tecnologia e o futuro.
➡ DZTIPS: Aposte no look prata no dia que quiser se dar destaque e valor.

DOURADO

Cor do dinheiro, sorte e luxo! Está muito associado ao que é belo, mas também ao materialismo, orgulho e fama. Também simboliza o que é duradouro e verdadeiro como o ouro. É o ápice da riqueza.
➡ DZTIPS: aposte no dourado também para chamar atenção. Só cuidado porque pode passar imagem de futilidade em alguns ambientes.

Gostaram? Vamos usar as cores certas pra passar a imagem certa, de acordo com cada ambiente!
ATENÇÃO: isso não é sobre superstição ou sobre a cor que vc usar no réveillon que vai te trazer algo hahaha

Pelo contrário, teoria das cores é realmente um estudo. E tem a ver com a mensagem que você passa as outras pessoas na comunicação não-verbal ok? Usar amarelo não vai te trazer dinheiro não! Hahaha

Beijocas

Compartilhe:

@DZtips

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Siga nosso conteúdo nos instagrams @deborahzandonna e @dztips!

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria