Dicas: Como escolher o vestido de noiva para seu tipo de corpo

Hoje o Como Usar vem com menos tendência e mais tradição. Entrando no mês das noivas, não poderíamos de deixar de falar para as noivinhas de plantão que ainda não escolheram seu vestido pro grande dia né? Sempre recebo pedidos para fazer um dossiê para noivas, mas como não tenho muita experiência nesse assunto, faço o que posso! hahaha Dessa vez, pesquisei para responder a dúvida que nunca se cala: Qual o vestido de noiva certo para cada tipo de corpo?

Essa é uma decisão que requer cautela, já que existem modelos que não combinam com o biotipo de quem irá usá-lo.  Existem mulheres com os mais diferentes tipos de corpos, que vão desde as mais magras, de cintura bem fina, até as mais “cheinhas”. Entretanto, sempre é possível encontrar roupas que favorecem cada tipo físico, é só saber escolher bem qual o modelo certo e o tecido que será usado. A intenção é sempre ressaltar os pontos fortes e disfarçar as imperfeições.

dicas-como-escolher-o-vestido-de-noiva-para-seu-tipo-de-corpoConfira abaixo alguns dos tipos mais comuns de corpos e quais os vestidos indicados para cada um deles:

Mulher de cintura fina – Aquelas que têm um corpo que lembra o formato de um violão. Quase todos os vestidos combinam com esse corpo, mas os de duas peças e de estilo “princesa” marcam bastante a cintura. O modelo “sereia” é perfeito porque ressalta a silhueta.

Mulher com corpo retangular – São aquelas que têm quadris e ombros da mesma largura. Nesse caso, os melhores tipos de vestido são “princesa” ou com saia evasée, pois eles realçam a cintura, dão volume aos quadris e valorizam o busto. A noiva com esse estilo deve evitar cortes retos.

Mulher triângulo – Mulheres que têm a parte inferior do corpo maior do que a superior. Modelos com caimento reto do quadril até os pés são os mais recomendados, pois disfarçam a parte mais volumosa. Saias ligeiramente evasées também são ótimas opções.

Mulher triângulo invertido – Para quem tem quadril estreito e ombros largos um bom modelo é o “princesa”. A saia volumosa desse modelo cria um belo equilíbrio visual entre os quadris e os ombros, mas o mais indicado é o vestido com corte imperial, que dá uma bela proporção à noiva.

Mulheres altas – As noivas mais altas devem evitar saltos que passem de 10 centímetros. Para mulheres altas, um vestido sereia ou um corte de viés destacaria bastante a figura.

Mulheres baixas – Já as mais baixas devem optar por vestidos que alonguem a silueta. Os mais simples são os mais indicados. Modelos com muitos detalhes e babados devem ser evitados, de preferência. Um decote coração em tomara-que-caia (para deixar os ombros à mostra) e corte imperial também seriam boas opções.

Plus Size – Pessoas que vestem números maiores podem optar por vestidos onde as saias comecem mais próximas do quadril, modelos tomara que caia em coração ou com decote em V. Mangas curtas também caem bem para esse tipo de corpo, pois escondem os ombros e proporcionam equilíbrio ao conjunto.

Gostaram da dica, girls? Para não errar no dia mais importante da vida, o ideal é unir o modelo sonhado ao formato do corpo, compondo assim um visual que irá encantar a todos e, principalmente a própria noiva.

Beijocas!

Compartilhe:

Deborah Zandonna

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte. Dos seus 30 anos, 10 são dedicados a esse trabalho na internet! Formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria