Como Tirar Manchas de Tecidos

Sempre que vocês me perguntam algo que eu não sei. Eu procuro pesquisar e responder, afinal o blog tem que ser de utilidade pública não é? Por isso as vezes demoro a soltar os comentários porque não quero respodner de qualquer jeito. E a pergunta de hoje do Dúvida de Leitoras é da Victória, que comentou:

Look lindo, como sempre, hehe! Queria pedir a sua ajuda, tenho uma linda calça do mesmo modelo desta sua (sem a transparência) ela nunca foi usada, porque acabou caindo um produto na altura do joelho que a manchou! A mancha tem uns cinco centímetros, será que teria uma dica pra me ajudar a recuperá-la? Desde já agradeço. Beijos!

Victória

como-tirar-manchas-roupas

Dicas gerais:

1. Quanto mais rápido você agir, melhores são as chances de remover a mancha.

2. Limpe o excesso. Tente secar o máximo que puder do líquido com um pano limpo ou papel-toalha. Retire partes sólidas com uma faca.

3. Não deixe que a mancha seque. Se não puder removê-la de imediato, limpe-a com uma esponja embebida em água fria, borrife água com gás ou cubra-a com uma toalha umedecida.

4. Lubrifique manchas secas. Se a mancha secou (ou você encontrou uma antiga), esfregue glicerina vegetal nela antes de removê-la.

5. Não use água quente, que “fixa” muitas manchas, tornando-as difíceis de remover. Use água fria ou morna na mancha da primeira vez.

6. Comece com o método mais suave. Muitas vezes, para remover uma mancha, basta água com gás ou uma solução com sabão.

7. Os movimentos são sempre de fora para dentro. Para evitar deixar uma marca circular, comece da borda externa da mancha e trabalhe em direção ao centro.

8. Não esfregue a mancha. Em vez disso, coloque um forro/tecido absorvente embaixo dela e embeba-o com a solução removedora. Certifique-se de trocar o absorvente com freqüência.

9. Trabalhe do avesso do tecido. Se possível, coloque o absorvente na mancha do lado direito do tecido e aplique o removedor pelo avesso.

10. Mais não é necessariamente melhor. Se um limpador não estiver dando certo, não aumente a potência da solução. Enxágüe e experimente outra coisa.

 

E como o produto da Victória não foi especificado, resolvi fazer logo um guia com várias dicas para produtos diversos, olhem só:

  • Molho de tomate
    O molho de tomate sempre causa “pânico”, ainda mais se cair numa roupa de tecido claro. Mas temos dicas para tornar a remoção mais simples. Se estiver fora de casa e não for possível lavar imediatamente a peça, use um guardanapo ou lenço de papel para absorver o excesso. Depois lave normalmente, de preferência em água morna. Se puder, deixe a roupa de molho por uma hora antes de prosseguir com a lavagem.
  • Café

Manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

  • Batom
    Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
  • Ferro de Passar

Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.

  • Gorduras

Molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas.

  • Sangue

Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.

  • Esmalte

Usar acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão

  • Tinta de Caneta

Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido

  • Vinho

Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho for derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.

  • Chocolate

Lavar com água quente e sabão. Em casos de manchas mais profundas, é necessário o uso de água oxigenada.

  • Manchas de outras roupas (Ex: lavando peças claras e escuras juntas)

Para tirar a mancha que uma roupa coloca na outra, ferva a peça com sabão de coco cortado em pedacinhos. Outra dica é pegar um pedaço da casca da cana, (a casca mesmo, não pode ser raspada) e colocar a roupa manchada em uma vasilha juntamente com o pedaço da casca e ferver por uns 15 minutos ou até que a mancha saia. Não a deixe a peça secar com a “nova cor”. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida. Mas cuidado, não funciona para roupas sintéticas, pois a fervura deformará o tecido.

tide-to-go

E pra finalizar, um produtinho mais prático! O Tide to Go é uma caneta que remove manchas express. Eu comprei a minha no Ebay há mil anos e pra falar a verdade usei pouquissimo. Mas funciona!!

O post ficou enorme né? Mas espero que tenha ajudado!
Beijocasss

Compartilhe:

Deborah Zandonna

Deborah Zandonna, mineira de Belo Horizonte, tem 28 anos e é formada em Publicidade pela PUC Minas e em Consultoria de Imagem pela École Supérieure de Relooking Paris, além de cursos como Fashion Campaign & Advertising do Instituto Marangoni-Milão. E atua nos campos de Moda, Marketing e Midias Digitais.

Meus trabalhos /jobs

Personal Stylist

Consultoria de imagem, de estilo, visagismo, personal shopper

Palestras

De marketing digital a produção de conteúdo de moda na Internet

Eventos

Bate-papo e palestras abordando moda, praticidade e consultoria